terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROFESSOR X RECURSOS



O professor/mediador, tem cada vez mais motivos para se atualizar tecnologicamente, pois sem ele, os recursos são incompletos. Ele é quem trará o objetivo do ensino e aprendizagem. Através dele cria-se a possibillidade da construção do conhecimento e da crítica com todo e qualquer recurso, instigando a interação humanística, a integração de recursos tecnológicos de aprendizagem.
O professor não é formado para utilizar recursos, este, nasce com o dom de mostrar caminhos e fazer com que os "aprendizes" cresçam e caminhem com seus próprios pés.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

APONTAMENTOS PEDAGÓGICOS

JOGOS EDUCATIVOS


Piaget nos fala que o jogo faz parte do crescimento da criança de forma física, intelectual, cognitiva, favorecendo-a de forma lúdica também em sua formação social.





TELEVISÃO
A televisão pode ser utilizada para abordar de forma crítica, principalmente os temas transversais, pois ela atinge todas as faixas etárias e classes sociais. Podem-se extrair assuntos e exemplos atuais, munindo os evolvidos no processo de ensino e aprendizagem de esclarecimentos, se apropriando com clareza, sem distorção.




VÍDEO
O vídeo pode auxiliar como foco, direção para abordar ou estimular um diálogo, construção de textos, exposição de experiências, tornando-se
assim uma ferramenta que poderá trazer simulações, representações da realidade, troca de vivências e experiências e ensino de forma direta e indireta.





MOVIE MAKER
Recurso tecnológico educativo onde professores, alunos, palestrantes, mediadores, facilitadores podem criar, incrementar e acrescentar efeitos em imagens, fotos, filmes, etc.






RETROPROJETOR
O conteúdo é projetado através de lâminas que podem ser produzidas manualmente, possibilitando a criação ou construção do material de acordo com a interação dos envolvidos, ou mesmo, podem ser construídas após explanação de algum assunto, e logo, ser apresentado.






DATASHOW
Recurso utilizado, principalmente, para projetar conteúdos em Power Point, onde a interação se concretiza, pois pode ser elaborada de maneira com que os itens sejam postos de forma a instigar os indivíduos, estimulando o processo de ensino aprendizagem.






LOUSA INTERATIVA
Tem despertado em alunos e professores o prazer de ter em sala de aula acesso ao mundo, onde podem explorar sites, navegar em ambientes virtuais, saber de acontecimentos e notícias em tempo real, podendo a partir disso, opinar, expressar individual, mas principalmente em conjunto sobre qualquer assunto.



AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVA’s


O aluno e o professor podem interagir constantemente, através de chats, fóruns de discussão, e-mail, avaliações virtuais, criação e apresentação com troca de trabalhos elaborados em grupo ou individualmente. Nesta modalidade cria-se um verdadeiro círculo construtivo, onde a criação dos alunos fica disponível de forma virtual ou tradicional, permitindo aos envolvidos, pensar, refletir, analisar, fazendo do seu conhecimento, a criação de um novo e de uma nova informação a mudança e criação de uma nova produção.




AUDIOCONFERÊNCIA, TELECONFERÊNCIA E VIDEOCONFERÊNCIA
Nesta modalidade, geralmente, a comunicação se dá a distância, onde há interação em tempo real, em que os participantes trocam informações e tomam decisões em conjunto.



O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA



OBJETIVO

Compartilhar o aprendizado construído na disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação através da apresentação de trabalhos sobre recursos tecnológicos utilizados como apoio para educadores, gestores, etc. no âmbito educacional e empresarial.